"Se alguém deseja ter saúde, é preciso primeiro perguntar-lhe se está disposto a suprimir as causas da sua doença. Só então será possível ajudá-lo."

Hipocrates
(o pai da Medicina)


quinta-feira, 19 de agosto de 2010

O Nosso Corpo

Sabe que todo o funcionamento do seu corpo se baseia no funcionamento de um elemento microscopico chamado CÉLULA? Sabe que cada CÉLULA tem uma função especifica, um funcionamento próprio, necessidades próprias, uma vida útil?

Provavelmente nunca pensou nisto a serio... mas a verdade é que no nosso organismo acontecem diariamente milhares de reacções químicas que requerem cuidado, atenção e, acima de tudo, muita consciência sobre como tratamos de nós.

Imagine uma máquina que trabalha com peças desajustadas, com uma corrente eléctrica fraca ou não adequada, com combustível não adequado, com sujidade acumulada... mais tarde ou mais cedo acontece o inevitável. Se o dono for descuidado e não tiver a preocupação de fazer manutenção, e nem sequer se aperceber do estado grave da situação, ficará espantado com o estrago.
O mesmo acontece connosco, com o nosso corpo.

Sem dúvida o Corpo Humano é a melhor, mais complexa e mais inteligente máquina que foi "inventada" mas, sem dúvida também, é a mais mal tratada e desrespeitada. O nosso corpo dá-nos sinais, pede para descansarmos, pede para mudarmos de alimentação, para olharmos para as nossas emoções, mas andamos tão atarefados na nossa vida que nunca nos lembramos que a qualquer momento pode chegar a perda: uma doença ou mesmo a própria morte.

Só quando a desgraça nos bate à porta é que nos lembramos que afinal, a pessoa mais importante da nossa vida, somos nós próprios, porque se não estivermos cá, com certeza que não há vida!

Esta na hora de questionar sobre a nossa função nesta vida, sobre a nossa missão, sobre quem somos... o encontro das resposta devolve-nos tudo o que perdemos até aqui...

E cada vez é mais urgente cuidar do nosso Corpo, tratando igualmente da Alma, pois um não vive sem o outro.

Sem comentários: