"Se alguém deseja ter saúde, é preciso primeiro perguntar-lhe se está disposto a suprimir as causas da sua doença. Só então será possível ajudá-lo."

Hipocrates
(o pai da Medicina)


terça-feira, 26 de outubro de 2010

A nossa Energia e o Nosso Corpo

Fonte: http://seldarheals.com/
Quer queiramos, quer não, quer as pessoas acreditem ou não, tudo no Universo é energia, e nós, fazendo parte deste Universo, também o somos. Para além do corpo e do espírito, há uma energia que nos envolve, que entra, circula e sai para nos manter em equilíbrio no dia-a-dia. Essa energia vem do Universo e circula por nós através dos chacras - centros energéticos que estão directamente ligados ao nosso corpo físico através do sistema Endócrino. 
Para alem do corpo físico e do campo energético, temos um campo mental, que é sustentado pelo nosso sistema de crenças, e um campo emocional onde ficam registadas todas as emoções que processamos ou não.
Assim sendo, todos os campos estão interligados entre si, o que faz com que, caso haja um desequilíbrio no primeiro, há um efeito dominó, e esse desequilíbrio vai reflectir-se nos seguintes.
Por ordem, podemos então compreender que:
O corpo físico é sustentado pelo campo magnético. A energia entra pelos chacras, flui, é processada e sai, fornecendo ao Ser Humano a força e o equilíbrio para as suas actividades.
Este sistema energético esta profundamente ligado ao sistema emocional.
O sistema emocional está directamente ligado ao sistema de crenças - as coisas em que o ser humano acredita.  Sempre que há algo no sistema de crenças que é posto em causa, há uma emoção associada.  No fundo podem haver varias emoções associadas a esse evento e o Ser Humano pode ou não ser capaz de as aceitar, digerir e processar. Se houver uma mágoa não superada, uma raiva não digerida, uma tristeza não chorada, vai provocar um bloqueio emocional.
Estando o sistema energético ligado directamente ao sistema emocional, e dependendo o funcionamento do primeiro do equilíbrio do segundo, se existir um bloqueio emocional, isso irá traduzir-se num bloqueio energético, que culminará no aparecimento de um desequilíbrio físico, que prolongado provocará a doença. 

Porquê isto acontece?
Porque cada chacra rege uma parte do corpo e a cada parte do corpo estão associadas emoções. Quando há bloqueio emocional e energético, vai afectar o órgão ou parte do corpo respectiva.
Exemplos: 1 - Uma pessoa que tem imensa dificuldade em aceitar situações, em digerir acontecimentos, virá a ter problemas de estômago. 2 - Uma pessoa que se auto controla ou que é naturalmente controladora com tudo àquela sua volta, poderá ser presa de intestinos. 3 - Um pessoa que não se expressa, que não partilha o que sente mas que se revolta muito, poderá ter problemas de fígado, órgão onde se acumula a raiva interiorizada.

É importante ter consciência de que os nossos comportamentos, pensamentos e sentimentos influenciam de facto o funcionamento do nosso organismo. Muitas vezes temos padrões de comportamento que achamos naturais e que nem temos consciência que nos prejudicam, mas pode acontecer...


Sem comentários: